• Mi cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30

Vitamina E O Grande Antioxidante | Vitaminas Fitness 3ª Parte

Vitamina-E Vitamina E O Grande Antioxidante Vitaminas Fitness 3ª Parte

Nesta matéria, vamos falar sobre a vitamina E e seus benefícios para a saúde, principalmente para os esportistas. Se vocês estiverem interessados em saber sobre outros tipos de vitaminas, o artigo 1 pode interessa-los Vitaminas Fitness | Parte 1ª.

Composição e Funções

A vitamina E reúne diversos compostos, nos quais estão presentes o tocoferol e o tocotrienol. Além de ser a forma mais predominante, a α-tocoferol é a forma mais ativa biológicamente. Esta é essencial para o nosso crescimento e sobrevivência, mas o corpo humano não pode sintetizar esta, e ela deve ser ingerida junto às gorduras em uma dieta.

Função Antioxidante

Vitamina E, atua junto as outras moléculas e enzimas, a defesa das células  contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

Entre suas funções, a que nos interessa em particular é o seu papel como antioxidante. Existem várias teorias sobre o que consiste a função da vitamina E no organismo, sendo a mais aceita a teoria que diz que a vitamina E atua junto as outras moléculas e enzimas para a defesa das células (especialmente os glóbulos vermelhos do sangue e as células musculares e células nervosas), contra os efeitos nocivos dos radicais livres. Essa atividade antioxidante reside na sua capacidade de proteção das membranas celulares, impedindo a oxidação das mesmas pelos radicais livres. Se ocorrer esta oxidação, uma degradação do organismo será produzida levando a problemas cardíacos e à possíveis cancros.

A ação da vitamina E se resume nas seguintes reações:

Resumindo, a vitamina E atua da seguinte maneira: ela neutraliza os radicais livres.

vitamina E atua da seguinte maneira ela neutraliza os radicais livres

Mais recursos Vitamina E Fitness

Além disso, identificamos inúmeras outras funções do alfa-tocoferol, que não estão relacionadas ao seu papel de antioxidante. Por exemplo, este é conhecido por inibir a atividade da proteína Cinase C “uma enzima envolvida na proliferação celular e distinção no músculo.” Ele também parece afetar a manifestação e atividade de moléculas e enzimas nas células imunes e inflamatórias. E demonstrou que impede a agregação de placas aumentando assim a vasodilatação. (2)

a prática de um exercício físico Fitness intenso resulta num aumento da produção de radicais livres, que é necessário para neutralizar a E, e ajudar o músculo.

A inibição da proteína Cinase é muito importante para os atletas. Foi observado que a deficiência elevada de vitamina E aumenta o estresse oxidativo no músculo esquelético, alterando sua composição e causando assim a degradação e inflamação que levam a um estado distrófico. Assim, os níveis adequados de vitamina E nas células endoteliais produzem uma serie de processos que levam à uma aderência de endotélio. Portanto, a prática de um exercício físico intenso resulta num aumento da produção de radicais livres, que é necessário para neutralizar a vitamina E, e ajudar o músculo para funcionar correctamente.

 fontes de vitamina E

As principais fontes de vitamina E são:

  • Óleos vegetais: girassol, milho, oliva e germe de trigo.
  • Óleos Fígado de Bacalhau.
  • Ovo, principalmente a gema.
  • Cereais: trigo e arroz integral.
  • Verduras como o espinafre e o brócolis.
  • Frutas secas, amêndoas, nozes e amendoim.

Além do mais, podemos incrementar a nossa dieta com suplementos de vitamina E, como a: Vitamina E Formula 400 UI e Vitamina (400 NE).

A ingestão recomendada por idade se encontra na seguinte tabela:

A ingestão recomendada por idade se encontra na seguinte tabela Foto3 Portugues
A ingestão recomendada por idade se encontra na seguinte tabela Foto3 Portugues

O nível de suplemento mais alto recomendado para adultos é de 155Ul/dia para as formas naturais e e de 1000Ul/dia para as formas sintéticas.

A transferência de vitamina E se realiza por meio da interação com receptores específicos. Alem disto, há uma distribuição ampla por tecidos e células sanguíneas, conforme se incorporam nas membranas celulares. Existem reservas de vitamina no fígado, no tecido muscular e principalmente no tecido gorduroso, considerado a reserva mais importante.

Nossa matéria vai ficando por aqui.

O que vocês acharam? Já tomaram a vitamina E como suplemento? Se sim, foi bom para vocês?

Acho que todos nós conhecíamos a importância de algumas vitaminas, tais a C e a D,

mas sabiam que a E era tão importante e principalmente para os esportistas? Espero seus comentários.

Bibliografia Vitamina E | Vitaminas Fitness 3ª Parte:

(1) Vitamina E y aceites vegetales. A. Sayago, M.I. Marín, R. Aparicio, M.T. Morales.

(2) Vitamina E. Oregon State University.

(3)Fisiología del ejercicio. Ed. Médica Panamericana. José López Chicharro, Almudena Fernadez Vaquero.

(4)Funciones de la Vitmina E. Actualización. Rev Cubana Estomatol. Dra Carmen Febles Fernandez, Lic, Carmen Soto Febles, Dr. Alberto Saldaña Bernabeu y Dra, Bárbara E. García Triana.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad