• Mi cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30

Vitamina Fitness 4º parte| Vitamina B12

Vitamina Fitness 4º parte| Vitamina B12

O que é a vitamina fitness B12?


A vitamina fitness B12 é um complemento cristalino de cor vermelha intensa que contém cobalto e fósforo.
O seu teor de cobalto é surpreendente, pois é aproximadamente de 4,5%, sendo a única substância bioquímica que contém este elemento.
É solúvel em água, funciona como uma enzima do metabolismo e chama-se cobalamina justamente porque contém cobalto.

A vitamina fitness B12 encontra-se disponível em três formas: cianocobalamina, hidrocobalamina e metilcobalamina. A primeira encontra-se disponível mais extensamente e é mais barata, mas alguns especialistas acreditam que as outras duas formas são preferíveis.


É um complemento cristalino que contém cobalto e fósforo. É solúvel em água e funciona como uma enzima do metabolismo. As suas três formas disponíveis são: cianocobalamina, hidrocobalamina e metilcobalamina.

Metabolismo da vitamina fitness B12

No seguinte esquema podemos ver o metabolismo da vitamina fitness B12:

Vitamina Fitness 4º parte| Vitamina B12

Funções da vitamina fitness B12


A cobalamina tem várias funções:

  • Funciona como uma coenzima em várias das funções metabólicas do organismo, incluindo o metabolismo das gorduras, dos hidratos de carbono e da síntese de proteína.
  • Indispensável à formação de glóbulos vermelhos, à recuperação de todos os tecidos e ao crescimento corporal.
  • Fundamental para o desenvolvimento correto do sistema nervoso, dado que mantém a mielina das células nervosas.
  • Necessária para a transformação dos ácidos gordos em energia, sem ela surgiria uma fadiga constante.
  • Mantém as reservas de energia nos músculos.

Em suma, para um desportista ou praticante de fitness, é muito importante, visto que não só ajuda no metabolismo de ácidos gordos, proteínas e carboidratos, mas também mantém a energia nos músculos.


A vitamina fitness B12 não se pode encontrar em fontes vegetais, nem em verduras ou frutas, visto que é uma vitamina que metaboliza o próprio corpo vivo, não se encontra de forma externa.
Porém, podemos encontrar a vitamina fitness B12 em alimentos de origem animal, onde já foi metabolizada anteriormente no próprio fígado do animal. Alimentos com vitamina fitness B12 podem ser vísceras como o fígado, rins, e em geral todos os produtos animais, sejam ovos, lácteos, carne de vaca e frango, e pescados como o atum e as sardinhas.


Atualmente, não existem provas nem evidências que demonstrem que o excesso do consumo de vitamina fitness B12 possa ter um resultado prejudicial ou tóxico para o organismo. Os seus riscos de toxicidade são incrivelmente baixos, pelo que não gera nenhum tipo de problema.

Não existem provas nem evidências que demonstrem que o excesso do consumo de vitamina fitness B12 possa ter um resultado prejudicial ou tóxico para o organismo.


Contudo, o seu défice ou carência pode ser perigoso para a saúde. Entre os efeitos secundários do seu défice podemos destacar:

  • Má produção de glóbulos vermelhos
  • Dormência corporal e sensação de formigueiros
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Dificuldade respiratória, sobretudo durante os exercícios
  • Inflamação e vermelhidão da língua ou gengivas sangrentas


Além disso, é preciso ter em conta que ao tomar medicamentos para reduzir o ácido estomacal ou inibidores da bomba de protões ou ao estar exposto a anestesia com óxido nitroso, poderia ser necessário vitamina B12 extra.


Como vimos, devemos ter a quantidade de vitamina fitness B12 bem regulada ou pode causar-nos muitos problemas, sobretudo se faz desporto. Nestes casos podemos optar por consumir suplementos como: Vitamina B12 1000MCG ou Vitamina B12 Sublingual.


Como vêem, pouco a pouco estamos a conhecer melhor as nossas amigas vitaminas e a sua importância para o ser humano, sobretudo para o desportista. 

Bibliografia Vitamina Fitness 4º parte| Vitamina B12

(1) Vitamina B12 en el vegetarianismo. Criterios para su diagnóstico. María Teresa Rodrigo Pueyo.
(2) Anemia por deficiencia de vitamina B12. University of Maryland Medical Center. Todd Gersten, MD,
(3) Acerca de la vitamina B12 y la alimentación vegana. Carlos T. Wimmer.
(4) Deficiencia de vitamina B12: ¿tratamiento oral o parental? Revista Cubana de Hematología, Inmunología y Hemoterapia. Rev Cuvana Hematol Inmunol Hemoter v.25 nº1. Msc; Mariela Forrellat Barrios, Prof, Porfirio Hernández Ramirez.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad