• Mi cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30 y SAB 9:30 - 13:30

Rendimiento Fitness : A cafeína

Rendimiento Fitness : A cafeína

A cafeína é uma das substâncias mais consumidas no mundo, tendo um risco mínimo para a saúde. No esporte, ela é utilizada como um suplemento ergogênico, que aparece em vários produtos alimentícios, tais como bebidas e géis energéticos. A cafeína é uma “droga controlada ou restrita” no mundo dos esportes competitivos.

Como a cafeína atua no corpo humano?

Existem três teorias principais sobre o seu efeito ergogênico durante a pratica de um exercício físico.

1. A primeira teoria sugere que a cafeína tem um efeito direto em alguma parte do sistema nervoso central que afeta a percepção de esforço e / ou a ativação neuronial da contração muscular.

2. A segunda teoria propõe que a cafeína exerce um efeito direto no desempenho do músculo esquelético. Isto pode envolver a transferência de íons (incluindo a transferência de Ca2 +) e os efeitos diretos sobre as enzimas reguladoras principais, incluindo aquelas que controlam a quebra do glicogênio.

3. A terceira teoria consiste em uma explicação clássica ou “metabólica” que envolve um aumento da oxidação das gorduras e uma diminuição na oxidação dos carboidratos. Deste modo, a cafeína aumenta diretamente a atividade das enzimas que transformam as gorduras em ácido graxo, aumentando assim a oxidação da gordura muscular e diminuindo a oxidação de carboidratos, melhorando desta forma o seu rendimento.

A cafeína foi objeto de vários estudos e pesquisas, com a finalidade de descobrir seus benefícios no rendimento fitness de diferentes tipos de exercícios. De forma geral, podemos tirar as seguintes conclusões:

Muitas pesquisas revelaram os benefícios da cafeína no rendimento fitness de vários tipos de atividades físicas.

1. No que consiste o rendimento de exercícios de resistência:

O rendimento de um exercício de resistência melhorou de 20 a 50% em comparação ao grupo placebo depois do consumo de várias doses de cafeína (3-13mg/Kg) para atletas profissionais de alto nível que correram ou pedalaram.

2. No rendimento dos testes de exercício físico progressivos:

Em geral, com exceção de dois dos estudos, não houve efeito no consumo de doses moderadas de cafeína em tempos de exaustão durante os protocolos de exercício gradual com uma duração de 8-20 minutos. Nos outros dois estudos (Dodd et al., 1993 y Flinn et al., 1990; McNaughton, 1987), as doses de cafeína eram mais elevadas: de 10 a 15 mg/Kg.

3. No rendimento de exercícios aeróbios intensos:

Um estudo realizado por MacIntosh Wright (1995) revelou que a cafeína reduziu significativamente o tempo nas provas de natação.

4. No rendimento de exercícios de curta duração:

Foram estudadas as consequências da cafeína sobre atividades físicas de mais ou menos 5 minutos. Depois do estudo e analise de vários protocolos, os pesquisadores se deram conta de que a velocidade média do grupo que ingeriu uma dose de cafeína, aumentou em comparação o grupo placebo. Podemos constatar o resumo dos diversos estudos sobre a cafeína e suas consequências na seguinte tabela:

foto 1 texto cafeína portugués

Para aumentar o rendimento fitness podemos tomar café ou algum tipo de suplemento com base de cafeína tais SCI Cafeína, Prolab Cafeína ou Energy Boost Gel Cafeína. Mas não podemos nos esquecer de que se é recomendada uma ingestão entre 3 e 6 mg/Kg de cafeína por dia.

Você usa a cafeína para melhorar o seu rendimento fitness no cotidiano? Você ingere algum tipo de suplemento ou mesmo café como o indicado?

Bibliografia Rendimiento Fitness: A cafeína

(1)    Cafeina y rendimiento en el ejercicio. Sport Science Exchange. Terry E. Graham, Ph.D. and Lawrence L. Spriet, Ph.D.
(2)    Cafeína y Ejercicio, Metabolismo, Resistencia y Rendimiento. Terry E. Graham.
(3)    Efecto de Diferentes Dosis de Cafeína sobre la fuerza y la resistencia Isométrica. Archna Sharma, Jaspal S. Sandhu.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad