• Mi cuenta Crear una cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN a VIE 9:00 a 19:30h / SÁB: 9:30 a 13:30h

Proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein

Proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein

Definição da proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein


Já falámos anteriormente das proteínas, e neste caso vamos conhecer uma das mais importantes para o desportista, a proteína fitness de soro de leite o whey protein. Conhecemos como proteína de soro de leite o conjunto de proteínas globulares que se separam do soro do leite. Mas, o que é o soro do leite? Trata-se de um líquido que se obtém no processo de produção do queijo e da caseína, depois da separação da coalhada ou fase micelar.

Proteína fitness de soro de leite trata-se de um líquido que se obtém no processo de produção do queijo e da caseína.

Há varias categorias de proteína Whey dependendo da sua proporção em macronutrientes, mas muitas investigações sugerem que o concentrado de proteína fitness do soro do leite, conhecido WPC 80, e os isolados de proteína fitness do soro de leite, chamado WPI, são os que melhor satisfazem os requisitos dos desportistas.

Concentrados de soro de leite que melhor satisfazem os requisitos dos desportistas são os WPC 80 y WPI.

No seguinte esquema (1) podemos ver como se passa do soro à proteína:

Proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein


Em comparação com outras fontes de proteínas, vários estudos têm demonstrado que a proteína fitness Whey é a mais eficaz na promoção dos mecanismos da recuperação muscular e na obtenção de melhores resultados do treinamento.


Estudos e resultados sobre a proteína fitness de soro de leite


Mas, como é que o músculo é ajudado pela proteína fitness de soro de leite? O músculo é o principal local para a síntese de glutamina, um aminoácido que é combustível essencial para o corpo humano. E a proteína fitness whey é rica em aminoácidos precursores da glutamina. A necessidade desta por parte do corpo é grande, sobretudo se fazemos exercício, de modo que com a ingestão do soro, ajudamos a uma constante síntese de glutamina que é usada pelo músculo durante o exercício.

Em vários ensaios clínicos relacionados com o treinamento de força, a suplementação de proteína fitness de soro de leite (1,2 a 1,5 g/dia durante 6-12 semanas) proporcionou melhorias significativas na força muscular em diferentes apreciações comparativamente aos grupos de controlo aos quais se forneceram apenas carboidratos ou proteína.


Para fisioculturistas e outras pessoas que desejam incrementar o músculo, recomenda-se-lhe o consumo de uma dose de 1,5 g por dia durante o programa de treinamento de resistência, e além disso, esta dose deve ser dividida em 4 ou 5 porções misturadas com outros macronutrientes ao longo do dia. As investigações demonstram que a presença de carboidratos e gorduras realçam o efeito anabólico do soro no tecido muscular.

Proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein

Funções a proteína fitness de soro de leite

Em resumo, as funções e benefícios da proteína do soro do leite são as seguintes:

  • São de mais rápida digestão que outras proteínas.
  • Reforçam diretamente o sistema imunológico.
  • É uma fonte rica em aminoácidos precursores da glutamina.
  • Reduz a recuperação muscular após o treino.

Como vocês podem ver, o soro de leite é muito benéfico para o desportista, e entre os melhores produtos com esta componente podemos encontrar: 100% Whey Gold Standard 5 LB , Whey Bull Pro 2 e Platinum Hydro Whey.


Vocês já alguma vez testaram a proteína fitness de soro de leite ou Whey protein? Ajudou-os no vosso treino?

Bibliografia Proteína fitness de soro de leite ou Whey Protein:

(1) ¿Qué hacer con el suero del queso? Ciencia Hoy. Volumen 8, nº 43. Mariano Grasselli, Agustín A. Navarro del Cañizo, Héctor M, Fernández Lahore, María V. Mirand, Silvia A. Camperi y Osvaldo Cascone.

(2) El suero de Leche, aliado de nuestro organismo. Discovery DSalud.

(3) Tratamiento y reutilización del suero de leche. José Luis Carrillo Aguado.

(4) Las proteínas del suero de leche de los estados unidos y la nutrición en los deportes. U.S. Dairy Export Council. Dr. Paul J. Cribb.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad