• Mi cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30

Proteína fitness hidrolisada: conhece os seus benefícios

Proteína hidrolisada: conhece os seus benefícios

Num artigo anterior já falámos das proteínas: Tipos de Macronutrientes, e também vimos especificamente os benefícios da proteína fitness de soro de leite o whey protein. Hoje vamos tentar conhecer mais sobre as proteínas hidrolisadas.


O que é Proteína fitness hidrolisada? 


De uma forma simples, podemos dizer que são os produtos que se obtêm depois de purificar a proteína ou substrato de partida. Entre as suas vantagens mais destacáveis podemos dizer que é de fácil digestão e de absorção suave.

A proteína fitness hidrolisada os produtos que se obtêm depois de purificar a proteína.


Como se consegue uma proteína fitness hidrolisada?


O seu processo consiste basicamente numa filtração que se dedica a remover as gorduras, os carboidratos, a água e outros componentes. Dependendo do grau de filtração a proteína pode ser:

  • Concentrada: foram submetidas a menos filtrações, e como consequência, costumam ser mais baratas, e a sua digestão é de média a lenta.
  • Isolada: teve mais filtrações que as anteriores, pelo que contêm menos gorduras e carboidratos, e a sua absorção e digestão é mais rápida.
  • Hidrolisada: aquela que está na sua forma mais pequena e assimilável, na qual a cadeia de péptidos se reduz a aminoácidos, pelo que a sua digestão e absorção é muito mais rápida do que a proteína no seu estado normal.

Mecanismo a hidrólise de proteína fitness


A hidrólise de proteínas fitness é uma hidrólise enzimática, de decorre através de um conjunto de etapas em série, resumidas da seguinte maneira de forma simples:

Proteína fitness hidrolisada: conhece os seus benefícios 1

Cada uma de estas espécies intermédias, diferencia-se basicamente das outras na sua solubilidade.


A filtração de proteínas divide-se em: concentrada, isolada e hidrolisada.


A hidrólise de proteínas tem uma série de vantagens sobre as propriedades das proteínas fitness, e podemos resumi-las na seguinte tabela:

Proteína fitness hidrolisada: conhece os seus benefícios 2

Se o nosso objetivo na hora de treinar é ganhar massa muscular e força, há que considerar dois aspetos importantes:

  1. Manter um contributo calórico adequado.
  2. Produzir um equilíbrio de nitrogénio positivo, cerca de 20% superior ao necessário.

O tempo de ingestão de proteína fitness


O tempo de ingestão é um fator chave para determinar uma resposta anabólica importante. Uma série de estudos, Tipton y Wolkf (2003), demonstram que a ingestão de uma solução de 35 gr de hidratos de carbono juntamente com 6 gr de aminoácidos essenciais antes de iniciar o treino de força produz um estímulo poderoso na captação de aminoácidos musculares. Na figura 1 podemos ver as diferenças de captação de fenilalanina (aminoácido essencial) muscular ao ingerir uma solução de hidratos e aminoácidos:

Proteína fitness hidrolisada: conhece os seus benefícios 3
Figura 1. Absorção de músculo de fenilalanina, feita a partir de Tipton y Wolf, 2001.


Na figura 2, podemos ver um resumo dos resultados de diversas investigações nas quais se compara a captação de fenilalanina que expressa o equilíbrio nítido de proteínas musculares quando se ingerem nutrientes de distinta composição e em distintos momentos numa sessão de treino de força.

Proteína fitness hidrolisada: conhece os seus benefícios
Figura 2. Efeito da época da admissão e composição de nutrientes. HC=carboidratos; A=aminoácidos. Feita a partir de Tipton y Wolfe, 2003.


Como podemos ver, tomar hidrolisados de proteínas fitness é muito aconselhável, sendo que entre os melhores e mais conhecidos estão CarnivorTM100% Beef Concentrate o Carne Bolic.



As proteínas fitness são muito usadas por desportistas e culturistas, mas, vocês conheciam os hidrolisados? Certamente que sim. Contem-nos as vossas experiências!

Bibliografia Hidrolisado de proteína fitness:

(1) Procesos tecnológicos y métodos de control en la hidrólisis de proteínas. Guadix, A; Guadix, E.M; Páez-Dueñas, M.P; González-Tello, P. y Camacho, F.
(2) Supplement Value of Certain Amino Acids for Lamb protein and Nutritive Value of protein in different cuts of Lamb. Ralph Hoagland, N.R. Ellis; O.G. Hankins, G.G Snider and R.L. Hiner.
(3) Utilización de las proteínas y aminoácidos como suplementos o integradores dietéticos. Fernando Naclerio.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad