• Mi cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30 y SAB 9:30 - 13:30

El REBOTE de MASmusculo / GRATIS EL 40% DE TU COMPRA

Óxido Nítrico: benéfico para os músculos

O óxido nítrico (NO) é um gás ativo biológico que se produz em quase todos os tecidos do corpo humano. Está atualmente demonstrado que é essencial na regulação de muitas das funções do sistema nervoso, muscular e imunitário.

Mas porque é usado para o desenvolvimento muscular?

Antes de mais, vamos conhecer um pouco sobre o metabolismo do óxido nítrico (NO): A libertação do óxido nítrico produz-se de maneira pulsátil, através da fricção do sangue na camada endotelial do vaso sanguíneo e esta libertação aumenta à medida que sobe o batimento cardíaco (circulação de sangue induzida pelo exercício) (1).

Tudo isto é fomentado através do treinamento da musculação. O trabalho localizado com cargas faz com que haja uma libertação de NO sobre tecidos concretos, ao aumentar o fluxo sanguíneo em zonas concretas, falamos de libertação de NO nos miofilamentos actina e miosina dos músculos exercitados (2). Tal facto pode ser verificado no seguinte esquema:

Mecanismos Acido nitrico 1

Estudos que nos demonstram a importância da adequada libertação do Óxido Nítrico no músculo.

 

  •  Um dos estudos que nos demonstram a importância da adequada libertação do NO no músculo, é o realizado por Kobzik e colaboradores em 1994, a partir do qual se administrou a um grupo de ratos um inibidor do NO (ao qual chamaremos de grupo 1), e aos mesmos se submeteu uma sobrecarga muscular com exercício. Além disso, utilizou-se um grupo de controlo de ratos que foram submetidos ao mesmo treinamento mas sem o inibidor ((ao qual chamaremos de grupo 2). Passados doze dias, no grupo 1, os ratos tinham perdido 50% do tecido muscular. Enquanto no grupo 2, houve um aumento de 45% do tamanho dos miofilamentos de actina e miosina.

Houve um aumento de 45% do tamanho dos miofilamentos de actina e miosina.

  • Outro estudo, desta vez de Elam e colaboradores em J. Sport Med Phys Fitness em 1994, usou-se um precursor da síntese do NO tomado durante cinco semanas associado ao treinamento muscular, e ficou demonstrada uma melhoria da função endotelial, isto é, um aumento na própria produção do NO, além de um aumento na massa muscular magra.

Aumento na própria produção do Óxido Nítrico, além de um aumento na massa muscular magra.

 O que é o endotélio?

 

No parágrafo anterior já mencionamos a melhoria da função endotelial. Mas, o que é o endotélio? É a capa interior dos vasos sanguíneos, isto é, a parte que está em contacto direto com o sangue. A sua função é a de libertar substâncias que permitem o relaxamento dos vasos e com isto dilatá-los, ampliando desta forma o caudal de sangue (3).Óxido Nítrico sintetiza-se por diferentes enzimas através da estimulação da via da L-arginina/Óxido Nítrico, por uma enzima constitutiva que produz pequenas quantidades de NO de forma contínua e induz a vasodilatação.

Sintesis del acido nitrico en portugues 2

Uma boa vasodilatação é imprescindível para o aumento da passagem do sangue para os tecidos quando é necessário. O envio de sangue para os músculos com treinamentos e seu correspondente aumento na função endotelial que produz a vasodilatação, é algo definitivamente bom para a saúde cardiovascular, uma vez que evitará ao coração e aos vasos principais um excesso de trabalho. Além disso, o aumento do NO a partir do endotélio melhora a congestão muscular, uma vez que passa mais sangue para os tecidos ativos e com isto maior quantidade de oxigénio e de nutrientes (4).

O aumento do Óxido Nítrico a partir do endotélio melhora a congestão muscular, uma vez que passa mais sangue para os tecidos ativos e com isto maior quantidade de oxigénio e de nutrientes.

 

vaso dilatacion óxido nitrico en portugués

Além do que foi dito anteriormente, há uma função do endotélio importante para aqueles que desejam um aumento da massa muscular. Os chamados fatores de crescimento endoteliais que permitem que os vasos sanguíneos mais relacionados com as fibras musculares aumentem em tamanho e inclusivamente em número (5).

Como nos foi possível ver neste artigo, o ácido nítrico é bom nos momentos de treino, e podemos aumentar a sua quantidade com um bom suplemento, tal como o AAKG 3500 , o Animal Pump 30Packs  y  NO Xplode.

Já alguma vez usaram algum destes suplementos, ou outro que seja precursor do NO? Contem-nos a vossa experiência e que resultados obtiveram.

 

Bibliografía Óxido Nítrico:

  • (1) Ferrer D, et al. Medisan 2(3):45-53, 1998
  • (2) Sellman JE, et al. JAP, 2005
  • (3) Loscalzo J. et al, 1995
  • (4) Wolin MS et al, 1997
  • (5) Gavin et al, Jap, 2000
  • (6)Óxido Nítrico: estudios sobre su papel como mediador en diversas funciones fisiológicas y fisiopatológicas. Anna B. Alfieri.
  • (7) Óxido nítrico/sepsis. Controversias en su metabolismo, funciones y utilización. Dra,Vivian R. Mena Miranda. Dr. Raúl L. Riverón Corteguera.
  • (8) Precursores del óxido nítrico para el desarrollo muscular. Mintxo Lasaosa.
  • (9) Efectos del óxido nítrico en la fisiología muscular. Andrea de castro Pérez. Antonio C. Cabral de Oliveira.

Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad