• Mi cuenta Crear una cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30

A Hidratação no Desporto e sessões Fitness

A Hidratação no Desporto e sessões Fitness

 A água é o componente mais abundante do corpo humano, essencial para a vida, além disso, é um nutriente que não tem calorias, imprescindível para que o organismo se mantenha em perfeito funcionamento.

A água, Funções

A água Está implicada de forma direta em:

  • Lubrificação de articulações
  • Eliminação de substâncias residuais
  • Refrigeração
  • Regulação dos eletrólitos no sangue
  • Aporte de nutrientes às células musculares

Do mesmo modo que A água é essencial para o organismo, a manutenção do equilíbrio hídrico é fundamental para o ser humano. Um desequilíbrio pode afetar negativamente o rendimento físicoe sessões Fitness e ser prejudicial à saúde do organismo.

 Mas, o que é a desidratação?

 perda dinâmica de água corporal devida ao suor durante o exercício físico e sessões Fitness

Mas, o que é a desidratação? De uma maneira simples, podemos defini-la como a perda dinâmica de água corporal devida ao suor durante o exercício físico, sem reposição de fluidos ou onde a reposição destes não compensa os que se perderam.

 80% da energia utilizada para a contração muscular liberta-se em forma de calor

Quando se faz exercício intensamente, aproximadamente 80% da energia utilizada para a contração muscular liberta-se em forma de calor, por isso, o corpo deve eliminar essa quantidade de calor produzida para que não haja um aumento excessivo da temperatura corporal. Existem formas distintas para diminuir o calor: radiação, convecção, condução e evaporação, sendo que esta última é a maioritária quando se realiza exercício. Esta é conhecida como transpiração, o que significa a evaporação da água através da pele para arrefecer o corpo, o que leva a uma importante perda de líquido corporal.

 transpiração,  evaporação da água através da pele para arrefecer o corpo.

O suor é formado, maioritariamente, por água e eletrólitos, que são partículas que ajudam a regular o equilíbrio dos líquidos no organismo. Os mais importantes são o sódio, o cloro e o potássio.

Na seguinte tabela podemos ver um resumo dos distintos estudos sobre a influência da Hipo hidratação na potência máxima aeróbica e a capacidade física do trabalho.

tabla 1 hidratación (portugués)

Resultados

a desidratação reduz o rendimento do exercício aeróbico e da potência em nossa sessões Fitness

Como se pode ver, á luz dos resultados dos distintos estudos, a desidratação na maioria dos casos reduz o rendimento do exercício aeróbico e da potência. Alem disso, também se produz uma serie de efeitos negativos: aumento da frequência cardíaca, da temperatura e da sensação de cansaço, inclusivamente, há riscos de golpe de calor e de lesões.

 Conclusão

À vista destes resultados, a conclusão é que é de suma importância repor fluidos durante o exercício , já que desta maneira mantemos o volume plasmático, proporcionando uma fonte de energia em conjunto com os carboidratos.

Na prática de desporto intenso, o melhor é a utilização de bebidas destinadas a pessoas que realizam grande esforço e um intenso desgaste muscular. Estas apresentam, normalmente, uma composição específica para conseguir uma rápida absorção de água, prevenindo desta maneira a fadiga. Alem disso, têm como objetivos fundamentais:

  1. Aportar hidratos de carbono para manter uma concentração adequada de glucose no sangue e retardar o esgotamento dos depósitos de glicogénio
  2. Repor, especialmente o sódio, que é o que mais se perde na transpiração e que cumpre as seguinte funções:
    1. melhorar, juntamente com o açúcar, a absorção dos líquidos
    2. manter estímulo da sede
    3. favorecer a retenção de líquidos a nível renal.
  3. Repor água

grande variedade, podendo destacar-se E-Lite Electrolytes Liquid o Isotec Long.

Na seguinte tabela série de recomendações de como se deveria fazer, dependendo do exercício.

tabla 2 hidratación (portugués)

Como pode ver, estar bem hidratado é algo fundamental. Já o tinha tido em conta durante suas rotinas? Usa apenas a água como fonte de hidratação ou toma algum tipo de bebida?

 

Bibliografia A Hidratação no Desporto e sessões Fitness

(1)    La hidratación del deportista. Juan Azael Herrero Alonso, René González Boto, David García López.
(2)    La hidratación en el deporte. Dr. Carles Pedret.
(3)    Alimentación, Nutrición e Hidratación en el deporte. Dra, Nieves Palacios Gil Antuñano, Dr. Zigor Montalvo Zenarruzebeitia, Dña. Ana María Ribas Camacho.
(4)    Nutrición para la salud, la condición física y el deporte. Melvin H. Williams.
(5)    Hidratación en temporadas de esfuerzo mental intenso. Observatorio de Hidratación y Salud.


Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad