• Mi cuenta Crear una cuenta
  • Envío 24h en península antes de
Busca tu tienda MASmusculo
  • 910 60 96 55 910 60 96 55
    LUN-VIE: 9:00 - 19:30

Ácidos Graxos: dietas importantes

Neste artigo vamos falar dos ácidos gordos e dos efeitos destes no corpo humano. 

O que é um ácido gordo?

Simplificando, os ácidos gordos são moléculas muito energéticas e necessárias a nível biológico. Os ácidos gordos são compostos por grandes cadeias hidrocarbonadas que têm um grupo metilo no extremo (N ou ómega) e um grupo ácido no outro. Um excesso de gorduras poderia ter consequências negativas para a saúde, como o aumento do mau colesterol.

Podemos fazer uma classificação muito simples entre gorduras saturadas e insaturadas. Estudos recentes concluíram que se oxidam primeiro as gorduras saturadas do que as insaturadas (1)

Dentro das gorduras insaturadas podemos fazer uma distinção entre as monoinsaturadas e as polinsaturadas, sendo estas últimas mais benéficas e ricas em ómega 3 e ómega 6. As doses recomendadas de este tipo de gorduras podemos adquiri-las em lojas de nutrição desportiva com produtos como Animal Omega. 

Porque é tão importante fazer esta distinção entre os diferentes tipos de ácidos gordos? 

Porque de forma geral, pensamos que ter menos gordura é mais saudável, e isto não é de todo uma verdade. As gorduras são necessárias, e inclusive boas para a saúde, como podemos ver no seguinte gráfico. 

Tipos de GrasasTendo em conta a tabela, podemos observar que as gorduras insaturadas e em especial as polinsaturadas são benéficas para a nossa saúde. Foram verificados vários mecanismos em que uma dieta rica em ácidos gordos pode ter influência na progressão das doenças cardiovasculares e nos seus fatores de risco. Estes mecanismos incluem efeitos sobre os níveis de lípidos no sangue, na pressão arterial, na resposta inflamatória e na arritmia (2)

Para que os ácidos gordos possam exercer a sua função corretamente é muito importante que não só estejam nas quantidades suficientes e recomendadas, como também haja um equilíbrio adequado entre as quantidades de omega-3 e omega-6, uma vez que, entre outras coisas, os primeiros ajudam a reduzir a inflamação, enquanto os omega-6 a estimulam. 

Se falamos de ácidos gordos, devemos falar também dos peroxisomas (PPAR), os quais são uns organelos citoplasmáticos com um papel essencial no metabolismo lipídico, especialmente na redução dos ácidos gordos de muito longa cadeia. 

Dentro dos diferentes PPAR, o PPAR gama é um fator chave para a distribuição da gordura corporal.

De forma simples, podemos dizer que ao aumentar um consumo de gorduras, aumentamos ao mesmo tempo os PPAR diminuindo a degradação proteica. Por isso, se não houver uma certa quantidade de gorduras no corpo, cerca de 12 %, ao fazer exercícios o corpo prefere usar a massa muscular em vez da gordura corporal (3)

No próximo artigo falaremos dos macronutrientes e da dieta específica para minimizar a gordura do nosso corpo.

Bibliografía:

  • (1) Prior exercise increases dietary oleate, but not palmitate oxidation. Votruba, Atikinson, Schoeller.
  • (2) Nutrition in pregnancy. Joanne Lunn, Hannah E. Theobald.
  • (3) PPARgamma: a critical determinat of body fat distribution in humans and mice. Tssai YS, Maeda N.
  • (4) Molecular mechanisms of action and health benefits of polyunsaturated fatty acids. Maricela Rodríguez-Cruz, Armando R. Tovar, Martha del Prado, Nimbre Torres.
  • (5) Docosahexanoic acid (DHA) in fetal development and infant nutrition. Alfonso Valenzuela B, M. Susana Nieto.

Escribir un comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Información básica de protección de datos. Responsable del tratamiento: Osuna Sport SL. Finalidad: publicación de preguntas / comentarios. Base legitimadora: Consentimiento del interesado. Ejercicio de derechos e información ampliada sobre protección de datos en política de privacidad